UM MILHÃO CONTA REDONDA OU LEMUEL PITKIN A DESMANTELAR-SE

UM MILHÃO CONTA REDONDA OU LEMUEL PITKIN A DESMANTELAR-SE

$27.026
IVA incluido
Sujeto Disponibilidad de Proveedor
Editorial:
(523).SISTEMA SOLAR
Año de edición:
ISBN:
978-989-8566-59-1
Páginas:
160
Encuadernación:
Otros
Idioma:
PORTUGUES
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Uma fábula de riso incómodo. O ditador oculto nos mecanismos dademocracia. O «sonho americano» a desmantelar-se. Depois de MissLonelyhearts, [Nathanael] West cometeu outro desvio ao previsível como tema de romance, e foi a subversão de uma das mais queridasmitologias do país, a do self-made man que nenhum contratempoesmorece, que da pobreza honrada ascende aos muitos dólares doconforto milionário. Para este cometimento que veio a chamar-se UmMilhão Conta Redonda ou Lemuel Pitkin a Desmantelar-se (complicadotítulo que substituiu America, America, o mesmo que Elia Kazanescolheria para o seu filme autobiográfico), West lembrou-se deVoltaire e da peregrinação de Candide, mas sobretudo de Horatio Alger, um autor de optimismos patrióticos que viveu entre 1832 e 1899 [à].As ameaças que West pressentia na actividade dos movimentos fascistase no descontentamento político dos conservadores incitou-o a morder em Horatio Alger e na sua literatura de rasteiro patriotismo ù aparodiar-lhe as ingenuidades de puritano de Massachusetts, os momentos de incontenção racista, os apelos «ao leitor amigo» para se condoerdas personagens designadas por «nosso herói» e «nossa heroína» ù e sob esta divertida superfície cometer as crueldades do «desmantelamento»físico de Pitkin, da escolha de Betty para uma das mulheres maisgenerosamente violadas da literatura americana, para criar um curiosoMr Whipple, ex-presidente dos Estados Unidos que todos estesmalefícios justifica com a acção sub-reptícia dos judeus da bancainternacional e dos sindicatos bolchevistas, inimigos os mais temíveis da América das Oportunidades. [...] Nathanael West ù um contador dehistórias «visuais», um construtor da acção «vista» e dialogada, comlugar exíguo para os interregnos onde, em silêncio de diálogo, poderia passar-se a um aprofundamento psicológico das personagens, essas aque ele sabe conferir toda a espessura apenas com o que dizem e fazem, ou seja, propondo-nos qualquer coisa próxima de um cinema lido erealizado na mente de quem o lê. Foram características que o mostraram a Hollywood como trunfo apetecível [à]. [Aníbal Fernandes]

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