Em Debaixo do \\\"pogréssio\\\", Marcos Virgílio busca compreender odesordenado processo de urbanização de São Paulo, em meados do séculoXX. O autor escolheu investigar a vivência e a percepção das mudançasurbanas sob a perspectiva da maioria dos habitantes da cidade, os\\\"de baixo\\\", isto é, como as transformações da cidade sãopercebidas e representadas pelos grupos sociais subalternos da cidade. Para essa investigação, foram examinadas composições musicaispopulares, principalmente os sambas de artistas como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme e outros.
O foco da análise doautor centra-se na própria produção musical e cultural da capitalpaulista. O \\\"pogréssio\\\", o \\\"trabáio\\\" e outros valoresassociados a São Paulo pelo senso comum são desmistificados eapresentados sob outras luzes. A investigação da urbanizaçãopaulistana tomada \\\"a partir de baixo\\\" está relacionada a umaperspectiva que privilegia, sob diversos aspectos, manifestações quenão são usualmente consideradas \\\"centrais\\\", \\\"dominantes\\\"ou \\\"determinantes\\\" para a compreensão do processo de formação etransformação da cidade.
A presente obra, portanto, apresenta anecessidade, a utilidade e a viabilidade de enfocar a urbanização sobuma perspectiva de vidas urbanas. O autor procurou demonstrar que ouso de fontes musicais, sobretudo de registros gravados, pode e deveser aproveitado no estudo da urbanização, pois elas constituem fontesvaliosas de um registro não escrito dessa população.
Em Debaixo do \\\"pogréssio\\\", Marcos Virgílio busca compreender odesordenado processo de urbanização de São Paulo, em meados do séculoXX. O autor escolheu investigar a vivência e a percepção das mudançasurbanas sob a perspectiva da maioria dos habitantes da cidade, os\\\"de baixo\\\", isto é, como as transformações da cidade sãopercebidas e representadas pelos grupos sociais subalternos da cidade. Para essa investigação, foram examinadas composições musicaispopulares, principalmente os sambas de artistas como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme e outros.
O foco da análise doautor centra-se na própria produção musical e cultural da capitalpaulista. O \\\"pogréssio\\\", o \\\"trabáio\\\" e outros valoresassociados a São Paulo pelo senso comum são desmistificados eapresentados sob outras luzes. A investigação da urbanizaçãopaulistana tomada \\\"a partir de baixo\\\" está relacionada a umaperspectiva que privilegia, sob diversos aspectos, manifestações quenão são usualmente consideradas \\\"centrais\\\", \\\"dominantes\\\"ou \\\"determinantes\\\" para a compreensão do processo de formação etransformação da cidade.
A presente obra, portanto, apresenta anecessidade, a utilidade e a viabilidade de enfocar a urbanização sobuma perspectiva de vidas urbanas. O autor procurou demonstrar que ouso de fontes musicais, sobretudo de registros gravados, pode e deveser aproveitado no estudo da urbanização, pois elas constituem fontesvaliosas de um registro não escrito dessa população.