ALEXANDRIA E O CONHECIMENTO SAGRADO

ALEXANDRIA E O CONHECIMENTO SAGRADO

$50.302
IVA incluido
Sujeto Disponibilidad de Proveedor
Editorial:
(540).CLUC
Año de edición:
ISBN:
978-972-9463-68-6
Encuadernación:
Otros
Idioma:
PORTUGUES
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Ao longo deste livro, os mais diversos assuntos vão-se desdobrandosucessivamente. Nele se abordam as tradições Platónica, Pitagórica,Hermética, Gnóstica, Cristã e Judaica, que tiveram grandesdesenvolvimentos em Alexandria. E , por semelhança, analogia oucontraste, são aflorados a Vedanta, a Samkhya, a Yoga, o Budismo, oMazdeísmo, o Mitraísmo, o Islamismo e sua vertente Sufi... Fazem-sereferências aos grandes Filósofos que ensinaram ou estiveram emAlexandria: Amónio Saccas, Plotino, Porfírio, Jâmblico, Proclo,Fílon... e muitos outros, porventura menores. Ainda no domínio daFilosofia, e avançando no tempo, referem-se Sto. Agostinho e S. Tomásde Aquino, Boécio, o Pseudo Areopagita e Escoto Erígena, Al-Farabi eAvicena, Eckart e Tauler, Giordano Bruno, Descartes, Spinoza eLeibniz, Kant, Schelling e Hegel..., recuando no tempo, mencionam-sePitágoras, Platão, Aristóteles e os Estóicos, Anaximandro, Parménidese outros Pré-Socráticos... Disserta-se sobre alguns dos Cristãosmuito influentes que viveram em Alexandria: Clemente, Orígenes,Atanásio e Cirilo, e, sempre a propósito, mencionam-se Ário eNestório, S. Paulo, S. Jerónimo, os Padres da Capadócia, os Concíliosonde se foi definindo - ou confundindo - a Teologia Cristã.Considera-se a verdadeira vida de Jesus, que terá vivido nos séculosII e I a.C., e também a de Apolónio de Tiana, por vezes chamado "oCristo Grego" (embora pouco estimado pela maioria dos Cristãos).Pondera-se de "quem" e "onde" surgiram os Evangelhos Canónicos(talvez nenhum deles fosse estranho a Alexandria...), sem esquecervários que foram considerados apócrifos. Alude-se às questões daTrindade e da Virgem-Mãe, bem como a outros protótipos das religiõesantigas dos quais foi decalcada a Legenda Cristã. Em Alexandria,viveram e ensinaram grandes instrutores Gnósticos: Basílides, Valentim e o próprio Simão, o Mago, a que acrescem outros menos conhecidos:Carpócrates, Cerinto, Apeles. Não poderia faltar alguma referência aos Terapeutas e aos Essénios, aos Nazarenos e aos Ebionitas, aos Ofitase aos Sethianos, aos Maniqueus, aos Priscilianos, aos Cátaros, aosBogomilos . bem como a outro dos maiores Gnósticos - Marcião - e àsmulheres que se distinguiram nas fileiras do Gnosticismo. E apropósito de mulheres, neste trabalho ressaltam as figuras da nobreHipátia, a filósofa e cientista mártir de Alexandria, e de HelenaBlavatsky, a instrutora da puríssima Teosofia, a cuja luz seinterpretaram e relacionaram as ideias veiculadas pelos grandespensadores Alexandrinos. O Hermetismo teve foco de grande irradiação em Alexandria. A apresentação e comentário das Leis Herméticasintegra, pois, este livro. E, aproveitando a referência a duas delas,a Lei do Holismo (ou Mentalismo) e a Lei da Vibração, conceitos daCiência moderna afloram com naturalidade, invocando-se as concepçõesde Newton e Einstein, Schrödinger e Niels Bohr, W. Pauli, Millikan,Eddington , Oppenheimer, David Bohm, Hawking, Brian Josephson e Robert Boyle, como a propósito das influências da TradiçãoPlatónico-Pitagórica, se referem Copérnico, Kepler ou Galileu. E nãohá só figuras da Ciência Moderna a surgir neste livro. Com maisdesenvolvimento se consideram os cientistas que viveram em Alexandria: homens como Aristarco, Arquimedes, Euclides, Diofanto, Ptolomeu,Hiparco, Erastótenes, Herón, Herófilo, Erasístrato, Cónon de Samos eGaleno, entre outros. Da mesma forma, se trata de ilustresAlexandrinos da Cultura: Apeles, o pintor, Dídimo, o músico,Dinócrates, Calímaco, Dionísio da Trácia, Longino, Maneto, Teócrito,etc . Por relações várias, igualmente surgem os nomes de expoentes dopensamento e da criatividade humana: Bach, Wagner, Boticelli, Dürer ,Leonardo da Vinci , Miguel Ângelo, William Blake , Homero, Virgílio,Dante, Petrarca, Shelley, Coleridge, Schiller, Goethe, H ö lderlin ,Camões, Fernando Pessoa... Também a Alquimia, a Cabala e outrosramos do Ocultismo se desenvolveram nesta metrópole, e, assim,destacam-se figuras como Zózimo e Sinésio, Olimpiodoro e Cleópatra.Mais tarde, em diferentes lugares, surgiram outros nomes referidosneste livro: Marsílio Ficino, Picco della Mirandolla, Jacob Boehme,Henry Moore... A Astrologia é também mencionada mas derivando-se paraabordagens habitualmente ignoradas. E, enfim, a propósito de muitosassuntos, noções fundamentais da Cosmogénese, da Antropogénese e daPsicologia Esotéricas são apresentadas e explicitadas. Cap. I -Glórias e Devastações de Alexandria Cap. II - Os Judeus HelenizadosCap. III - Alexandria e o Cristianismo Cap. IV - Os GrandesInstrutores Gnósticos de Alexandria Cap. V - Alexandria e oNeoplatonismo Cap. VI - Alexandria e o Hermetismo Cap. VII - O Fulgorda Filosofia Alexandrina Cap. VIII - Ciência e Cultura Cap. IX -Sabedoria e Fanatismo: Conclusão

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